segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A grande lição

A grande lição atual é de se usar os pecados contra o próprio pecador, fazer cada um morrer com seu próprio veneno.


É como no filme “seven – os pecados capitais” ou em “jogos mortais” onde existe um sádico inteligente que bola uma máquina que mata o guloso pela própria gula. Só que ao invés de máquinas são propostos debates falsos, lutas falsas, ideais falsos. Que são na verdade pegadinhas, armadilhas. E fazem as instituições se desmoralizarem sozinhas, a população afundar em areia movediça com seu próprio movimento. São alguns exemplos:
1) Incentivar a ira na população, que vai lutar por benefícios pessoais chamando isso de luta por direitos, destruindo a própria noção de direito e consequentemente todos os seus direitos conquistados até então.
2) Incentivar o orgulho na elite pensante e fazer a universidade destruir a si mesma, destruindo a própria noção de ciência por causa dos seus intelectuais que não conseguem mais dizer eu errei.
3) Fazer os psicólogos e médicos se enforcarem e afundarem sua profissão por causa da sua própria vaidade, de se acharem acima da lei e de tudo. Fazer os militares se desmantelarem o próprio exército. As igrejas destruírem seus ideias sagrados . Os empresários destruírem o próprio sistema que os sustenta.
A maior invenção da política atual, não é de mentir para as pessoas, é bem pior que isso, é de fazer a população inteira mentir pra si mesma. É de brincar de jogos mortais com o país inteiro. Mas por outro lado, se não existe mais um vilão contra quem lutar, isso quer dizer que cada um é responsável pelo seu próprio espaço, pela sua própria desgraça e sucesso, ou seja, as pessoas não tem mais poder sobre as outras e por isso precisam usar do poder do outro para vence-las. E se o cenário atual mudou de paradigma, quanto mais rápido percebermos melhor. Quanto mais rápido as pessoas e as instituições perceberem que são elas as únicas responsáveis pelo seu próprio salvamento, mais rápido vai ser possível para os professores recuperarem as universidades, militares recuperarem o exército, políticos recuperarem a confiança, o povo recuperar sua liberdade. Basta pra isso uma atenção redobrada, um belo exame de consciência e muita coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário